Blog dedicado a Guamiranga - Paraná

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Festa do Agricultor

Em julho acontece a tradicional Festa do Agricultor de Guamiranga, em sua sétima edição.
A abertura da festa acontecerá no dia 19, com concurso de música raiz, escolha da rainha da festa, entre outras atrações.
No dia 26 tem o desfile de carros alegóricos (um carro por associação). E no domingo, dia 27 acontece a tradicional Festa na Pista de laço Pé-da-Serra, com almoço e durante o dia todo realizam-se as provas da Gincana das Associações dos Agricultores. Sendo premiados os 3 primeiros colocados.
http://www.4shared.com/dir/8136523/2b91639e/VIDEO.html
Vale a pena conferir!

Histórico



GUAMIRANGA
Foi colonizada por volta de 1860. Os primeiros moradores fixaram na residência em Água Branca e Barreiro, pontos de passagem obrigatória dos tropeiros. Entre 1890 e 1910, chegaram os imigrantes poloneses, italianos e alemães. A sua primeira denominação foi "Monjolinho". Essa denominação, segundo alguns moradores mais antigos, provém de três monjolos que existiam na localidade.
Mais tarde, Monjolinho foi elevado a Distrito do município de Imbituva, passando a se chamar "Natal". No ano de 1939 foi construído o primeiro moinho de Guamiranga. Antes disso a mandioca e o milho eram levados até Imbituva para serem moídos e transformados em farinha. Neste mesmo ano a escola que funcionava na região desabou e o ensino passou a ser realizado nas casas. As pessoas que sabiam ler ensinavam quem queria aprender até que a escola fosse reconstruída. E, por fim, em 1943, pelo decreto- lei nº 199 de 30/12/1943 passou a se chamar Guamiranga, que permanece até hoje, tornando-se município em 16/11/1995 pela lei estadual nº 11.203/95 e sua instalação a partir de 01/01/1997.
O munípio possui muitas riquezas naturais em seu território (salto, rios e cachoeiras). Também possui algumas grutas que foram utilizadas pelos jesuítas.


Origem do nome
A origem do nome "Guamiranga" vem do tupi gaurani, tendo significado "árvore de pequenas folhas de cor vermelha".

Dados geográficos
As divisas territoriais de Guamiranga foram estabelecidas pela Lei nº 11.203 de 16/11/1995, de criação do município. Diz o texto;
"Começa na Barra do Rio dos Patos com o Rio Lageadão, rio acima até o Rio Alagado, até o Rio Manduri, cruzando a BR-373, passando à direita da Igreja do Manduri, daí segue em linha reta passando por Queimadas, dividindo também, o município de Prudentópolis, desce a Serra Passa Quatro até cair no Rio Pederneiras, rio abaixo até o Arroio do Tigre cruzando a BR-373, no Km. 64,5 descendo até o Rio Bonito, até o Rio Lajeadão, divisa com Ivaí, descendo até o ponto de partida.

Hidrografia
Os principais rios do município são o Lajeadão e o Rio dos Patos, na divisa com o município de Prudentópolis. Rio Ribeira, Rio Bonito, Rio Alagadão, Rio Barreiro, Rio Guamiranga.

Superfície
Área total: 240 Km2
Área urbana: 10 km2

Altitude média
801 metros, sendo que o ponto culminante está localizado a 1.054 metros, conhecido pelo nome de "Pico do Amor", na serra da Água Branca, a 12 Km da sede.

Clima
Subtropical úmido mesotérmico com verões quentes e invernos com geadas severas e freqüentes.

Topografia
23%leve ondulada;
38%ondulada;
39% acidentada.

Localização Geográfica
Situa-se nas coordenadas: 25º 11' 29" de latitude sul; 50º 48' 17" de longitude oeste.
Localiza-se às margens da BR-373, no Km. 274 da Rodovia Federal Ponta Grossa-Foz do Iguaçu.
Pertence a região centro-sul do estado- 2º planalto;
Integra a Associação de Municípios do Centro-Sul do Paraná- AMCESPAR, com sede em Irati.

Temperatura
Média mínima: 18ºC
Média máxima: 22ºC

Precipitação PLuviométrica
1.700mm

Vegetação
30%com cobertura vegetal;
4% com refloretsmento;
66% com outras áreas.
Presença significativa de Araucária angustifólia (Pinheiro do Paraná) e Ilex paraguariensis (Erva-Mate)

Limites
Norte: com Ivaí
Sul: com Imbituva e Prudentópolis;
Leste: com Imbituva e Ivaí;
Oeste: com Prudentópolis.

Economia
apresenta uma economia tanto no setor industrial onde se destaca a produção de telhas, tijolos e erva-mate, quanto no setor agrícola, destacando-se produção de fumo, que é a principal fonte de renda da população da área rural do município. Recentemente o artesanato, com a casa do artesão AGRIART, a vinicultura, o cultivo de pepinos e morango também estão sendo uma opção de fonte de renda.

Solo
Caracterizado por Lactosolo vermelho escuro álico-terra Bruna estruturada similar álica-textura argilosa fase florestal- Cambissolos - Podzólico vermelho amarelado.

Distritos administrativos
Possui três distritos administrativos: Sede, Água Branca e Boa Vista.

Localidades da Zona Rural
Boa vista, Barra Mansa, Nova Boa Vista, Manduri, Arroio Paulista, Rio Bonito, Guamirim (ex-Bocó), Tigre, Alto do Tigre, Água Branca de Cima, Água Branca de Baixo, Queimadas, Barreiros.

População: Censo Demográfico IBGE
1996
Masc
1996
Fem
1996
Total
2007
Total
%
Variação
3547 3238 6785 7548 11,24



(Fontes: Adecsul
Jornal Tribuna Regional, Prudentópolis, 11 a 17/11/2003
www.grandebrasil.com.br)