Blog dedicado a Guamiranga - Paraná

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Informações do CEDEJOR

DIVERSIDADE DE VIDA E RENDA


O jovem Luiz Roberto Iacek, morador de Prudentópolis, que está concluindo a formação como Agente de Desenvolvimento Rural no Cedejor, promoveu uma aula de campo em sua propriedade, na comunidade de Papanduva de Cima, sobre diversificação da propriedade através da adoção do cultivo agroflorestal.
Com base nos aprendizados que obteve durante a formação e com o apoio da família, Luiz Roberto, está implantando um sistema de produção que integra o plantio de árvores de diversas espécies, frutas e grãos. O sistema deverá garantir a sustentabilidade da propriedade, não somente no aspecto econômico, mas também ambiental. “Nossa família deixou o cultivo de tabaco e precisávamos de outras fontes que proporcionasse renda para nossa Unidade Familiar de Produção. Como temos pouca terra, optamos pela implantação de diversas atividades que produzirão ao longo de todo ano” comenta o jovem ao explicar sua escolha.
A aula de campo foi organizada e conduzida pelo próprio jovem que explicou o princípio de cada atividade que está executando. Os jovens da turma 3, Protagonistas dos Pinheirais, que se formará em Dezembro, acompanhou as explicações de Luiz Roberto e também realizou o plantio de diversas espécies de mudas. “No sistema agroflorestal as árvores que plantamos tem diversas funções,como sobreamento, produção de frutas, produção de madeira, extração de folhas e para a produção de biomassa que auxiliará na fertilização da área” explanou o jovem durante a aula de campo.
A educadora do Cedejor, Heloísa Molina, que acompanhou a atividade afirmou que “esta aula de campo teve como objetivos: o contato dos jovens em formação com um sistema de produção diferente dos demais utilizados na região; mostrar que a diversificação é uma opção de garantia de renda ao longo de todo ano; promover uma atividade prática para a turma e mostrar que todo o conhecimento adquirido no Cedejor é capaz de oferecer alternativas de trabalho e renda aos jovens que dela participam”. Os jovens que participaram gostaram da forma como foi organizada a aula “desta maneira pudemos conferir e valorizar todos os conhecimentos sobre o assunto vindo de um colega de turma e ainda aprender e praticar um modo diferente de agricultura, eu gostei!” afirmou Waldomiro, de Mallet.
O Cedejor está com inscrições abertas para a nova turma que terá início em 2009. As inscrições podem ser feitas nos escritórios locais da Emater.