Blog dedicado a Guamiranga - Paraná

terça-feira, 19 de agosto de 2008

CEDEJOR


Apoio ao jovem rural

Permanecer na agricultura é um desafio. Hoje, a tecnologia não desenvolve apenas a indústria; o campo já está se adaptando a essa nova realidade. Ao contrário do que muitos pensam, o campo requer muito mais do que força braçal e enxada. Diversas agências de desenvolvimento têm realizado projetos a fim de preparar o jovem campesino a permanecer na sua propriedade.

O Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (CEDEJOR), situado na cidade de Guamiranga, atua, desde julho de 2004, na capacitação de filhos de agricultores do Território Centro Sul do Paraná. È formado pelos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares e São João do Triunfo.

A formação dos jovens passa por três eixos: humano (que visa estimular a atuação juvenil na resolução de problemas coletivos), técnico (que pretende viabilizar empreendimentos agrícolas e não-agrícolas na valorização do território rural) e gerencial (garantindo noções de gestão estratégicas aplicáveis à agricultura familiar e pequenos empreendimentos no espaço rural).

Ao contrário da Casa Familiar Rural, o CEDEJOR não atua no ensino formal.
A metodologia utilizada pelo CEDEJOR é a Pedagogia da Alternância. São 22 semanas de atividade no Centro de Formação, alternadas com períodos de duas ou três semanas em que o jovem permanece na sua localidade a fim de colocar em prática os estudos feitos durante a capacitação presencial. Durante o período que fica na propriedade, o jovem é assistido pelos monitores do CEDEJOR.
O CEDEJOR funciona em anexo ao prédio do Cta (Centro de Treinamento de Agricultores), onde também são realizadas reuniões entre os produtores rurais, bem como, o espaço pode ser utilizado para realização de eventos em geral, como reuniões, palestras, cursos, etc.

Vista aérea do Centro, ao lado do Hospital Municipal.
Fonte:http//www.noticiadeponta.net

Casa do Artesão






Em Guamiranga também podemos encontrar a casa do colono e do artesão, a AGRIART. Uma 'loja' que comercializa produtos variados fabricados por pessoas do município. Destacando-se a pintura em telha, as bonecas de pano, flor de meia, E.V.A, pintura em tecido, vinhos entre outros.
Inaugurada em 2006, a AGRIART proporciona aos visitantes a chance de conhecer um pouquinho mais das coisas feitas, produzidas e cultivadas pelos cidadãos guamiranguenses, que expõe e vende seus produtos, deixando uma pequena porcentagem para a casa que é revertida em favor dos mesmos.


Vale a pena conferir. A AGRIART está situada às margens da BR 373, de fácil acesso e bom atendimento.

Igreja Menino Jesus


















A Igreja Menino Jesus de Guamiranga
foi fundada em 12 de março de 1981,
tendo como padroeiro o Menino Jesus e como data comemorativa dia 25 de dezembro, dia em que acontece a grande Festa Natalina no município.
A Paróquia está localizada na Praça Menino Jesus.