Blog dedicado a Guamiranga - Paraná

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nossos jovens


Jovens rurais do Centro-Sul do Paraná participam do III Acampamento da Juventude das Encostas da Serra Geral, em Orleans, Santa Catarina


No final de semana dos dias 06, 07 e 08 de fevereiro jovens do Centro-Sul do Paraná participaram em Orleans, Santa Catarina, do III Acampamento da Juventude das Encostas da Serra Geral. O evento foi organizado pelos jovens Agentes de Desenvolvimento Rural do CEDEJOR das Encostas da Serra Geral em conjunto com jovens da mesma entidade no Centro-Sul do Paraná e Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. O evento teve o tema: “Por um Rural Juvenil”, mostrando o quanto os jovens do CEDEJOR que passam pela formação sensibilizam-se pelo desenvolvimento do Campo, importando-se com a necessidade de lazer, cultura, educação e qualidade de vida.

No acampamento foram desenvolvidas atividades lúdicas e culturais, como apresentações de dança e teatro, gincana, palestras e oficinas. As oficinas foram desenvolvidas pelos próprios jovens e educadores do Cedejor e por colaboradores externos. Incluíram capoeira, cultura ucraniana, comunicação e rádio, artesanato em telhas, biodança, fotografia, estética, artesanato em bambu, teatro, entre outras.

Um destaque especial à palestra que teve como tema: O Novo Rural. O palestrante Wilson Schmidt, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-gerente do CEDEJOR enfocou a importância e a necessidade de um desenvolvimento do Brasil com bases na agricultura familiar e o papel do jovem rural como dinamizador desse processo.

Atrações a parte foram as belas paisagens percorridas no trajeto de ida e volta à Santa Catarina, onde os jovens tiveram a chance de conhecer e apreciar a impressionante Serra do Rio do Rastro e a praia de Itapema.

Todas essas experiências fazem parte do processo de formação no CEDEJOR: conhecer novos lugares, a integração, novas amizades, momentos de lazer e cultura. Tudo isso se soma ao que a formação oferece para a ampliação da visão de mundo do jovem, tornando-o mais apto à vida, desenvolvendo novas faculdades antes não percebidas ou não desenvolvidas por eles.

Àqueles que se interessarem em conhecer o CEDEJOR Centro-Sul do Paraná, ele está localizado em Guamiranga, rua Antônio Polli, n° 34 – Centro. Fone: (42) 3438 1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário