Blog dedicado a Guamiranga - Paraná

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Turismo !!em 5 passos !!

5 Passos para a aumentar o turimo na região centro Sul do Paraná

“Marketing turístico é a aplicação dos conceitos de marketing no setor de TURISMO buscando o desenvolvimento mercadológico das empresas, instituições e de todos os profissionais e empresas que integram este mercado" (Banchieri e Nakamura)

Palavra chave: COOPERAÇÃO

Sem parceria não se tem turismo

Passo 1 : Fomar parcerias :
Prefeituras: As quais terão os seguintes atributos:
Ceder local para reuniões, cursos, palestras sobre o tema
divulgar o tema para a população em geral e interessados
melhorar infra-estrutura e divulgar a região.

Deputados e senadores:
Divulgação extraregional do turismo, ajudar a conseguir parcerias com orgãos publicos.

Ministério do turismo:

Parcerias com Institutos de treinamentos:
Sebrae: Com os seguintes cursos:
Aprender a empreender, como vender mais e melhor, gestão de negócios,entre outros.

Escolas municipais e estaduais: divulgação das vantagens econômicas, ecológicas e ajudar na catalogação dos locais de turismo.

Rádios,Jornais e Tvs :
Divulgação do projeto em si, mostrar as vantagens e divulgar locais.


Passo 2 : Formar associações entre os interessados
Donos de pousadas, hotéis, instancias,, etc.
produtores rurais, atesões, entre outros

enpresas de entretenimento gerais ex:esportes radicais, alugueis, etc.


Passo 3 : Ministrar cursos em geral da area de Turismo e hotelaria
treinamentos do Sebrae entre outras instituições

Passo 4 : Catalogar locais, atrações, distancia pousadas entre outras.

Firmar parecerias com agencias de turismo, portais especializados

Passo 5 : divulgar na Web atraves de portais, minis sites, estrategias de web marketing entre outras a região
No setor de turismo, particularmente, a internet pode oferecer um nível de serviços muito grande, colaborando para o processo de venda do produto turístico.
Internet oferece diversas vantagens sobre as outras opções de veículos de comunicação.

Primeiro, porque ela é multimídia, ou seja, permite que a comunicação ocorra pela sensibilização de diversos sentidos do visitante: além dos recursos visuais (textos, fotos e ilustrações), pode-se acrescentar ainda o áudio.

Pela própria natureza multimídia, é possível surpreender o visitante, oferecendo a ele uma experiência adicional, dando-lhe a sensação de já estar participando da viagem.

Outro fator é que todos esses recursos estão disponíveis para acesso em qualquer ponto conectado à internet. Assim, o visitante pode consultar do trabalho, de casa, ou de qualquer outro ambiente on-line, inclusive compartilhando suas impressões com alguem igualmente interessado no assunto.

Porque a estrutura da internet foi pensada para ter um alto nível de disponibilidade e acessabilidade, somamos ainda a visão de que um sítio internet pode se constituir em uma "filial de sua empresa. Uma central de atendimento aberta 24 horas todos os dias".

Adicionalmente, recursos de interatividade como envio de e-mail, chat ou até mesmo vídeo-conferência podem ser oferecidos no site, ampliando ainda mais as possibilidades de prestar informações ao potencial comprador do produto turístico.


Criar loja virtual de produtos artesanais da região

Custos da divulgação pela internet é muito mais baixo e mais eficaz que qualquer outra midia


80% das pessoas pesquisam antes de comprarem qualquer coisa


Tipos de turismo:

Ecologico
Histórico
gatronomico
agropecuario
de negocios
religioso
de eventos itinerantes
de eventos sazonais
Arquitetonico
oteleiro
de aventura
de compras
de parques : multitematicos aquaticos, resorts
de bares: Belo horizonte, São Paulo
da noite
de pesca: esportiva, campeonatos, pesques-pague
de acampamento
cinematrografico: estudios de cinema
spas de bem star
politico: realesa britanica
Etnico cultural
esoterico
cientifico



Vantagens do aumento do turismo regional
Desenvolvimento Sustentavel
Desenvolvimento Educacional
Desenvolvimento empresarial
diversificação do trabalho
diminuição do exodo rural
diminuição da migração
aumento de emprego
aumento de renda
aumento de inventimentos em infra-estrutura
aumento do investimento na propriedade rural
aumento do investimento em novas culturas, novas formas de produção
ambientalmente responsaveis e turisticamente viaveis
valorização da cultura regional
Valorização do Povo >> auto estima
valorização do artesanato local
melhora a qalidade de vida
Aumento na arrecadação de impostos


Casos de sucesso na parceria para divulgação do turismo regional
Serra do Rio do Rastro- SC
vale do Café - Região Sul do estado do Rio de Janeiro
Bonito- MT
Estrada Real- MG
Nobres -MT
Serra de Itatiaia - RJ
Serra Gaúcha - RS
Divisa do Pantanal entre os estados de MS e MT.


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BDNES,BRDE

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Nossos jovens


Jovens rurais do Centro-Sul do Paraná participam do III Acampamento da Juventude das Encostas da Serra Geral, em Orleans, Santa Catarina


No final de semana dos dias 06, 07 e 08 de fevereiro jovens do Centro-Sul do Paraná participaram em Orleans, Santa Catarina, do III Acampamento da Juventude das Encostas da Serra Geral. O evento foi organizado pelos jovens Agentes de Desenvolvimento Rural do CEDEJOR das Encostas da Serra Geral em conjunto com jovens da mesma entidade no Centro-Sul do Paraná e Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. O evento teve o tema: “Por um Rural Juvenil”, mostrando o quanto os jovens do CEDEJOR que passam pela formação sensibilizam-se pelo desenvolvimento do Campo, importando-se com a necessidade de lazer, cultura, educação e qualidade de vida.

No acampamento foram desenvolvidas atividades lúdicas e culturais, como apresentações de dança e teatro, gincana, palestras e oficinas. As oficinas foram desenvolvidas pelos próprios jovens e educadores do Cedejor e por colaboradores externos. Incluíram capoeira, cultura ucraniana, comunicação e rádio, artesanato em telhas, biodança, fotografia, estética, artesanato em bambu, teatro, entre outras.

Um destaque especial à palestra que teve como tema: O Novo Rural. O palestrante Wilson Schmidt, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-gerente do CEDEJOR enfocou a importância e a necessidade de um desenvolvimento do Brasil com bases na agricultura familiar e o papel do jovem rural como dinamizador desse processo.

Atrações a parte foram as belas paisagens percorridas no trajeto de ida e volta à Santa Catarina, onde os jovens tiveram a chance de conhecer e apreciar a impressionante Serra do Rio do Rastro e a praia de Itapema.

Todas essas experiências fazem parte do processo de formação no CEDEJOR: conhecer novos lugares, a integração, novas amizades, momentos de lazer e cultura. Tudo isso se soma ao que a formação oferece para a ampliação da visão de mundo do jovem, tornando-o mais apto à vida, desenvolvendo novas faculdades antes não percebidas ou não desenvolvidas por eles.

Àqueles que se interessarem em conhecer o CEDEJOR Centro-Sul do Paraná, ele está localizado em Guamiranga, rua Antônio Polli, n° 34 – Centro. Fone: (42) 3438 1340.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Colégio Estadual Francisco Ramos

COLÉGIO ESTADUAL FRANCISCO RAMOS- HISTÓRIAS E RECORDAÇÕES

No governo do senhor Moisés Lupion, no ano de 1949, iniciaram-se as obras para a construção do Grupo escolar Francisco Ramos de Guamiranga. A escola foi inaugurada no ano de 1951 sobre a gestão do então governador Bento munhoz da Rocha Netto. Nesta época, contava com aproximadamente 41 alunos e 2 professoras -Cilda Farago e Leonor Nery do Canto Ribeiro-que regiam três classes,1º, 2º e 3º ano primário.
Em 1955, o Grupo Escolar Francisco Ramos passou a atrender a clientela do Curso Primário pelo Decreto n° 17463 de 25 de maio de 1955 pela Lei Capanema e posteriormente pela Lei 40024/61.
Somente a partir do ano de 1959 que vários professores foram nomeados pelo governo estadual, para exercerem suas funções neste estabelecimento de ensino.E, somente em 1966 é que o Grupo Escolar Francisco Ramos teve sua primeira diretora- a professora Maria de Lourdes Cordeiro Gomiero. Nesse ano a escola contava com um número de cinco professoras três serventes e cerca de 103 alunos.
Aos dezenove dias do mês de dezembro de 1971, em atendimento aos anseios da comunidade do Distrito de Guamiranga, a Lei Municipal n° 406/77 cria um Estabelecimento de ensino destinado a oferecer a terminalidade do 1° Grau aos alunos que cursam as quatro primeiras séries no, então Grupo Escolar Francisco Ramos e Escolas Rurais do Distrito.
o Plano Curricular de ambos os Estabelecimentos foi aprovada pelo Parecer n° 166/80 de 15/10/80 e homologado pela Resolução n°2745 de 16/12/80. A partir de 1978 deu-se a implantação gradativa da Lei 5692/71 e a Resolução n°328 de 30/12/81 cris a Escola Francisco Ramos-Ensino de 1° Grau.
Em 20 de julho de 1978, a escola de 5° a 8° série, passou a denominar-se Escola Municipal do Distrito de Guamiranga-Ensino de 1° Grau, conforme o Decreto Municipal n° 149/78 e pela Resolução Secretarial n°2504/83 de 29 de junho de 1983, Escola Municipal Guamiranga-Ensino de 1° Grau.
A Resolução Secretarial n° 2756 de 17 de junho de 1986 suspendeu, em caráter definitivo, as atividades relativas ao Ensino das 04(quatro) últimas séries do 1/ Grau da Escola Municipal de Guamiranga e a Resolução secretarial n°215/86 de 15 de Janeiro de 1986 autorizou o funcionamento destas mesmas séries, na Escola Estadual Francisco Ramos-Ensino de 1° Grau, mantida pelo Governo do Estado do Paraná.
A partir de 1992 foi municipalizado o Ensino de 1° a 4° série, ficando a Escola ofertando o Ensino de 5° a 8° série.
Pela resolução 1725/97 a Escola Estadual Francisco Ramos- Ensino de 1° Grau, passou a denominar-se Colégio Estadual Francisco Ramos- Ensino de 1° e 2° Graus e a resolução 3208/98 DOE de 11/09/98 denominou o Estabelecimento de Colégio Estadual Francisco Ramos-Ensino Fundamental e Médio.
Com a implantação do ensino Médio no Colégio Francisco Ramos, no ano de 1997, houve um aumento significativo no número de alunos. Nessa época, a escola passou a atender cerca de 536 alunos oriundos da cidade e do interior.
Muitas mudanças ocorreram desde então e o Colégio faz parte da história do município.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Informações do CEDEJOR

DIVERSIDADE DE VIDA E RENDA


O jovem Luiz Roberto Iacek, morador de Prudentópolis, que está concluindo a formação como Agente de Desenvolvimento Rural no Cedejor, promoveu uma aula de campo em sua propriedade, na comunidade de Papanduva de Cima, sobre diversificação da propriedade através da adoção do cultivo agroflorestal.
Com base nos aprendizados que obteve durante a formação e com o apoio da família, Luiz Roberto, está implantando um sistema de produção que integra o plantio de árvores de diversas espécies, frutas e grãos. O sistema deverá garantir a sustentabilidade da propriedade, não somente no aspecto econômico, mas também ambiental. “Nossa família deixou o cultivo de tabaco e precisávamos de outras fontes que proporcionasse renda para nossa Unidade Familiar de Produção. Como temos pouca terra, optamos pela implantação de diversas atividades que produzirão ao longo de todo ano” comenta o jovem ao explicar sua escolha.
A aula de campo foi organizada e conduzida pelo próprio jovem que explicou o princípio de cada atividade que está executando. Os jovens da turma 3, Protagonistas dos Pinheirais, que se formará em Dezembro, acompanhou as explicações de Luiz Roberto e também realizou o plantio de diversas espécies de mudas. “No sistema agroflorestal as árvores que plantamos tem diversas funções,como sobreamento, produção de frutas, produção de madeira, extração de folhas e para a produção de biomassa que auxiliará na fertilização da área” explanou o jovem durante a aula de campo.
A educadora do Cedejor, Heloísa Molina, que acompanhou a atividade afirmou que “esta aula de campo teve como objetivos: o contato dos jovens em formação com um sistema de produção diferente dos demais utilizados na região; mostrar que a diversificação é uma opção de garantia de renda ao longo de todo ano; promover uma atividade prática para a turma e mostrar que todo o conhecimento adquirido no Cedejor é capaz de oferecer alternativas de trabalho e renda aos jovens que dela participam”. Os jovens que participaram gostaram da forma como foi organizada a aula “desta maneira pudemos conferir e valorizar todos os conhecimentos sobre o assunto vindo de um colega de turma e ainda aprender e praticar um modo diferente de agricultura, eu gostei!” afirmou Waldomiro, de Mallet.
O Cedejor está com inscrições abertas para a nova turma que terá início em 2009. As inscrições podem ser feitas nos escritórios locais da Emater.